terça-feira, 23 de abril de 2013

Tecnologia na Educação


Esses dias uma amiga me pediu uma ajuda com relação a um trabalho que ela está fazendo para conclusão de seu curso de Psicopedagogia. Mesmo com meu tempo muito escasso não poderia deixar de ajudar, ainda com relação a um assunto que gosto muito.
O trabalho dela fala sobre o uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagem e ela queria dicas de como trabalhar a introdução do assunto com os educadores.
Como estávamos nos comunicando por meio da internet, gostaria de postar aqui minha resposta à ela, afinal vocês fazem parte desse trabalho que realizo.
Segue minha resposta para ela:

Olá amiga (nome mantido em sigilo),
Desculpe a demora.
Geralmente uso com os Educadores a Literatura de Ubirajara Carnevale, Tecnologia Educacional e Aprendizagem.
Esse livro explica o quanto a técnologia pode ser parceira para eles na no processo ensino-aprendizagem.
No principio muitos se recusam a usar.
Nosso trabalho deve ser de mostrar o quanto é mais prático e fácil usar tais meios.
Comece sempre com uma atividade coletiva, primeiro de demonstração dos materiais disponíveis e depois convide os professores para usarem também. Interesante nesse momento é que você lance a proposta para os que quiserem conhecer e depois pessa para aqueles que gostam mesmo que um pouco da ideia, eles irão ajudar a divulgar positivamente a ideia.
Lembre sempre que os "chatos" estão tentando encontrara alguma brecha para criticar, esteja preparada para as criticas, sempre que possivel se adiante à elas.
Se aliando aos Educadores que demonstram afeto pela ideia você conseguirá cativar os outros, mesmo que à prinicpio seja porque os outros aderiram e eles não querem ficar por fora.

Espero tê-la ajudado de alguma forma.

Um grande abraço,

Luiz Vagner Lima
Psicopedagogo Institucional.

Assim como tenho a esperança de tê-la ajudado, espero também ter ajudado um de vocês que me acompanham..
Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário