sexta-feira, 19 de abril de 2013

Educação, a base de tudo...


Foto da internet
A educação em nossa região vive tempos de confusão, falta de valor e interesse vindo de todas as partes. Dizer que os professores erram em buscar seus direitos por meio de greve, que seus salários são bons, que trabalham pouco, já mostra o quanto as pessoas estão por fora da realidade de ser um Educador em nosso país.
Professores de cidades da região entraram em greve por melhores salários, professor é agredido por aluno de 14 anos em Junqueirópolis, no interior de São Paulo, professora é agredida dentro de sala de aula por um jovem drogado que entrou na escola em Glicério, outra cidade no interior do estado, são notícias das últimas 24 horas. Infelizmente não pára por aí. Um vereador de Jacareí, Vale do Paraíba, fez uma declaração que no mínimo agride toda uma classe de profissionais que se esforçaram para estar ensinando os filhos dele hoje. Esse cidadão declarou que os professores "são inúteis e que não gostam de aulas", e "que o fracasso da educação está na falta de vontade dos professores". Essa declaração foi proferida pelo Vereador Dario Bueno (DEM), mais conhecido como Dario Burro, por meio de um página pessoal na internet. (Fonte site Terra).
Triste ouvir isso de uma pessoa que foi escolhida pelo povo para representá-los, para melhorar a educação, para lutar por mais salas de aula, por mais educadores.
Isso esclarece um pouco do por que nossa educação ser tratada com descaso. Muitos de nossos políticos esquecem que para chegaram onde estão hoje tiveram um professor que os ensinou e os preparou para isso.
Erra quem pensa que o professor é a profissão que menos trabalha e que é uma fuga para quem busca menos trabalho. Quem pensa dessa maneira não sabe o que é preparar aulas para 12 turmas diferentes e em séries distintas. Não sabe o que significa apresentar resultados individuais de mais de 400 alunos. E para que tudo isso? Para ouvir um vereador dizer que professor não gosta de trabalhar. Se não fosse o amor pela profissão não teríamos educadores hoje. Todos que ainda se aventuram a dar aula só o fazem por amor, pois não se te incentivo nenhum. É comum ver professores que abandonaram a sala de aula e hoje estão em empresas visando melhores salários e maior conforto para suas famílias. A educação tem perdido bons profissionais por isso. Os professores tem recorrido a greves pois de outra maneira não são ouvidos, pelo contrário, são até ignorados.
Enquanto os educadores são forem levados a sério como uma das profissões mais importantes continuaremos vendo o Brasil nos piores índices educacionais do mundo. Ainda há muito por fazer, precisamos valorizar essa classe que é a base de todas as outras.

Luiz Vagner Rodrigues Lima

Alunos, esse texto eu fiz para a coluna de um jornal da região metropolitana de São Paulo a um tempo atrás, e vendo as diversas situações com as quais estamos deparando em sala de aula, me reservei o direito de compartilhá-lo com vocês, espero que seja de alguma valia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário