quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Desvendando o Vale do Paraíba

Que oportunidade ímpar...

Alunos dos 9ºs anos da E. E. Rui Rodrigues Dória em visita ao
MAV - Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

 Hoje tive a oportunidade de conhecer o MAV - Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Um lugar mágico e cheio de histórias para contar.
O prédio foi construído durante o o período colonial e era o casarão do Coronel Leitão, traficante de escravos.
Reza a lenda de que ali, sua filha que se apaixonou por um escravo foi emparedada. A tese ganhou força quando na década de 60 o prédio, que abrigava uma escola estadual (a primeira de Jacareí), passava por uma reforma e foi encontrado um crânio e futuramente o restante da ossada.
Aula campal: Lendas do Rio Paraíba
Conhecemos todo o museu e vimos uma exposição vinda de Quirirrim que nos remeteu a vida simples e humilde do campo.
Antes de retornarmos para nossa escola caminhamos até a Capela Nossa Senhora Aparecida e conhecemos mais um pouco da história da cidade e do Rio Paraíba com a professora Sônia numa aula campal. Ali aprendemos mais uma lenda, a do Dragão/Serpente/Jacaré que quando capturado foi dividido vários pedaços e teve cada uma enterrada sob as igrejas da época. Fomos a essa capela, pois acredita-se que ali esteja enterrada a cabeça.
Nossos alunos gostaram muito de conhecer um pouco mais da história do Vale do Rio Paraíba e sobre essas lendas que renderão um ótimo trabalho de iniciação à literatura nos próximos meses. Um projeto que estou desenvolvendo junto à Sônia.
Segue algumas fotos do passeio cultural:

Nenhum comentário:

Postar um comentário