sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Gabarito da avaliação semanal - 9ºD


 Eureka: no Pólo descobri a terra

     Acordamos às 6 horas no dia 20 de abril para ir a Iqaluit.Às 8 horas já tínhamos lotado o ônibus com algumas toneladas de material e em poucos minutos estávamos no aeroporto. Partimos às 10 horas.
     Enquanto voávamos na direção norte, olhamos da janela do avião, vimos o terreno mudar  constantemente. O número de árvores diminuía cada vez mais, os lagos iam ficando congelados.
     E o solo branco de neve.
     Depois de três horas de voo, descemos em Iqaluit, uma cidade de 3 mil habitantes, antigamente um povoado de esquimós.
                
                 ANNE HEURSEL     Eureka: no Pólo descobri a terra. São Paulo. FTD 1992. Fragmento.

1- Esse texto pertence ao gênero:
a) carta
b) conto
c) crônica
d) relato
e) sinopse.

2- Em que pessoa verbal estão os verbos ( acordamos, tínhamos, estávamos ) no texto acima?
a) primeira pessoa do singular
b) segunda pessoa do plural
c) primeira pessoa do plural
d) terceira pessoa do plural

3- " O número de árvores diminuía cada vez mais, os lagos iam ficando congelados..."
As palavras destacadas no trecho acima são classificadas, respectivamente:
a) substantivo, substantivo, advérbio
b) substantivo, substantivo, adjetivo
c) substantivo, advérbio, adjetivo
d) substantivo, substantivo, pronome.

  ENTRELINHAS
                             Os 15 anos de Carol

     Carol é uma menina do Rio de Janeiro, tem 15 anos e problemas típicos de sua idade. O livro relata
as dúvidas e descobertas da garota sobre o sexo, amor, menstruação, amizade e muitas outras coisas,
além do drama que ela sofre por nunca ter namorado ninguém.
                                                        EDITORA RGB

4- A expressão "além do", que aparece em "além do drama que ela sofre por nunca ter namorado ninguém". Introduz uma informação:
a) nova
b) contraditória
c) errada
d) negativa
e) inútil

5- O nome do livro é:
a) Entrelinhas
b) Carol
c) Os 15 anos de Carol
d) As dúvidas e descobertas da garota

 Ônibus lotado

   O ônibus aguardava no ponto final, no alto de uma ladeira. Após os passageiros
  entrarem, seguiu ladeira abaixo.
   Eis que um homem de bigode, de meia-idade, começou a correr atrás do ônibus.
   Da janela, um passageiro gritou:
   _ Esquece, cara! O busão já tá lotado.
  E o senhor, ofegante:
  _ Não posso. Sou o motorista!
                                Almanaque Brasil 02\07\2009.


6- Esse texto é engraçado, porque:
a) O ônibus desceu a ladeira sem o motorista.
b) O ônibus já saiu lotado do ponto final.
c) Um homem de bigode corria ofegante.
d) Um passageiro ficou gritando da janela.

7- Retire do texto uma parte com linguagem informal:

_O busão já tá lotado.__________________________

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Desvendando o Vale do Paraíba

Que oportunidade ímpar...

Alunos dos 9ºs anos da E. E. Rui Rodrigues Dória em visita ao
MAV - Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

 Hoje tive a oportunidade de conhecer o MAV - Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Um lugar mágico e cheio de histórias para contar.
O prédio foi construído durante o o período colonial e era o casarão do Coronel Leitão, traficante de escravos.
Reza a lenda de que ali, sua filha que se apaixonou por um escravo foi emparedada. A tese ganhou força quando na década de 60 o prédio, que abrigava uma escola estadual (a primeira de Jacareí), passava por uma reforma e foi encontrado um crânio e futuramente o restante da ossada.
Aula campal: Lendas do Rio Paraíba
Conhecemos todo o museu e vimos uma exposição vinda de Quirirrim que nos remeteu a vida simples e humilde do campo.
Antes de retornarmos para nossa escola caminhamos até a Capela Nossa Senhora Aparecida e conhecemos mais um pouco da história da cidade e do Rio Paraíba com a professora Sônia numa aula campal. Ali aprendemos mais uma lenda, a do Dragão/Serpente/Jacaré que quando capturado foi dividido vários pedaços e teve cada uma enterrada sob as igrejas da época. Fomos a essa capela, pois acredita-se que ali esteja enterrada a cabeça.
Nossos alunos gostaram muito de conhecer um pouco mais da história do Vale do Rio Paraíba e sobre essas lendas que renderão um ótimo trabalho de iniciação à literatura nos próximos meses. Um projeto que estou desenvolvendo junto à Sônia.
Segue algumas fotos do passeio cultural:

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Gabarito da avaliação semanal 9ºD



  1. Verifique o código em evidência, empregando-o corretamente de acordo com os casos expressos pelas orações a seguir:
A – coordenada aditiva
B – coordenada adversativa
C – coordenada alternativa
D – coordenada explicativa
E – coordenada conclusiva

a-(  B   ) Não fomos ao aniversário, porém trouxemos o presente.
b-(  C   ) Ou tentas se qualificar melhor, ou serás demitido.
c-(  E   ) Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante.
d-(  D   ) A garota não compareceu à aula porque estava doente.
e-(  A   ) Viajamos muito e chegamos exaustos.
f-(   E   ) Não vejo importância neste tema, portanto encerraremos a reunião.
g-(  B   ) Não gosto de sua atitude, todavia não lhe trato mal.
  1. (Marília) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:
a – Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai. 
b – Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
c – Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
d – Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
e – Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.
  1. Analise as orações expostas e procure construir períodos compostos por coordenação utilizando-se de conectivos apropriados. Atenha-se para as alterações que se fizerem necessárias:
a- Não me esforcei muito. Obtive um bom resultado. PORÉM
b- Precisamos nos apressar. O voo já está quase partindo. POIS
c- Ora tens uma opinião. Ora outra. ,ORA
d- Não comparecemos à estreia do filme. Estávamos trabalhando.PORQUE
e- O acidente foi terrível. Não houve vítimas fatais. PORÉM
f - Mariana estuda. Mariana toca no coral de sua igreja.MARIANA ESTUDA E TOCA
  1. O período composto por coordenação é retratado por orações que não mantêm dependência sintática entre elas, isto é, somente são ligadas pelo uso da conjunção.
Assim sendo, demonstre seu conhecimento elaborando uma oração para cada modalidade solicitada:
a- aditiva                 Discutimos sobre assuntos pendentes e sugerimos
                                 melhorias.
b- adversativa          
Não aprovo suas atitudes, porém não lhe maltrato.
c- alternativa           
Ou aproveitas a oportunidade, ou ficarás sem o emprego.
d- explicativa           
Aquela turma foi a contemplada com o prêmio, pois fizeram
                                  por merecê-lo.
e- conclusiva           
Não estou disposta para sair, logo, terás que ir sozinho.

  1. Observe o seguinte excerto poético e em seguida atente-se para as questões que a ele se referem:
    As horas passam, os homens caem, a poesia fica” (Emílio Moura)
    a – Estamos diante de um período, pois o mesmo é formado por várias orações. Como ele se denomina? E por quê?
    b – As orações que o compõem são coordenadas sindéticas ou assindéticas? Justifique.
    c – Reescreva os versos introduzindo as conjunções coordenadas que melhor se adequarem à ideia expressa.

    a – Denomina-se período composto por coordenação, pois não há relação de dependência sintática entre as orações.
    b - Assindéticas, porque não há a presença de conectivos ligando-as.
    c – As horas passam, os homens caem e a poesia fica.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ORAÇÕES COORDENADAS


ORAÇÕES COORDENADAS
_________________________________________
Exercícios

Classifique as Orações Coordenadas Sindéticas:
No caso de dúvida,  consulte: Orações Coordenadas (clique no link).
O1 - Não tenha receio, pois eu a protegerei.
02 - Saía, mas evitava a Rua do Ouvidor.
03 - Ou você fala com ele agora, ou espera que ele o chame.
04 - As árvores balançam, logo está ventando.
05 - Fique quieto, pois está incomodando.
06 - Volte logo, que já é tarde.
07 - Comprei o protetor solar e fui à praia.
08 - Ambos se amavam, contudo não se falavam.
09 - Vá correndo, pois o trem parte em meia hora.
10 - O dia está agradável, logo devemos aproveitá-lo.
11 - Não deixe de comparecer, pois a festa será animada.
12 - A doença vem a cavalo e volta a pé.
13 - As pessoas não se mexiam nem falavam.
14 - Os livros não somente instruem, mas também divertem.
15 - A espada vence, mas não convence.
16 - Há muito serviço, entretanto ninguém trabalhou.
17 - Venha agora ou perderá a vez.
18 - A louca ora acariciava ora rasgava freneticamente.
19 - Tens razão, contudo não te exaltes.
20 - Raimundo é homem são, portanto deve trabalhar.
21 - Chora, que lágrimas lavam a dor.
22 - É teu pai: respeita-lhe, pois, a vontade.
23 - O cavalo estava cansado, pois arfava muito.
24 - Leve-lhe uma lembrança, que ela aniversaria amanhã.
25 - Simão não era rico nem pobre.
26 - Não só cantei como também dancei.
27 - Não mintas, porque é pior para ti.
28 - Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.
29 – A ordem era absurda, entretanto ninguém protestou.
30 - São todos cegos, portanto não podem ver.
31 - Estudou não somente Portuguêscomo também Geografia.
32 - Tens razão, contudo controle-se.
33 - Ora como comida congelada, ora faço sanduíche.
34 - Estudamos, logo deveremos passar nos exames.
35 - O pedreiro chegou e começou o serviço.
36 - Correu demais, por isso caiu. ®Sérgio.
Para ter acesso ao gabarito clique AQUI!