quarta-feira, 12 de junho de 2013

Assassinato do Português



Vozes Verbais - Explicação Extra para os 8ºs anos, ²


1) O homem comenta com a namorada uma notícia. Como ele a interpreta?

2) Ele parece partilhar dos mesmos planos que a namorada? Justifique sua resposta com elementos da tirinha.

3) A frase “Esses novos financiamentos estão facilitando bastante a compra da casa própria” está na voz:
(  ) ativa                       (  ) passiva                   (  ) reflexiva

4) Reescreva a frase anterior na voz passiva:
A compra da casa própria ____________________ por esses financiamentos.

5) A mulher poderia dizer: “Vamos nos casar então!”. Essa frase está na voz:
(  ) ativa                       (  ) passiva                   (  ) reflexiva

6) Observe as construções a seguir e marque a que está classificada de forma incorreta:
(  ) Todos queriam sair de lá. – Voz Ativa
(  ) Eles foram deixados para trás. – Voz Passiva
(  ) Eles caíram no buraco. – Voz Reflexiva

7) Escreva as orações na voz passiva:
a) O delegado interroga as testemunhas.

b) Os mestres analisarão a prova.

c) Ele tratava com amor as crianças.

d) O filho do vizinho entrega as correspondências.

Vozes Verbais - Explicação Extra para os 8ºs anos




Estão entendendo o conteúdo sobre Vozes do Verbo?
Abaixo, mais alguns exercícios para “fixar” o conteúdo.
 E lembre-se: “Somos totalmente responsáveis pela qualidade da nossa vida e pelo efeito exercido sobre os outros, construtivo ou destrutivo, quer pelo exemplo quer pela influência direta” (Alfred Montapert).
1. Transponha estes períodos para a voz passiva analítica:
a. Amarrei os meus cadarços.
b. A mãe fará uma festa de aniversário para o filho neste próximo domingo.
c. Mohammed esfaqueou uma mulher em Goiania.
d. O Avaí ganhou a partida contra o Internacional.
2. Agora, transponha estes períodos da voz passiva para a voz ativa:
a. Uma nova categoria de livros foi adicionada ao sistema pela bibliotecária.
b. O ingresso teria sido comprado antecipadamente por ele, caso soubesse do prazo.
c. As tarefas escolares serão realizadas pelos alunos.
d. A prova de segunda chamada será requisitada pelos alunos até o dia 29 de maio.
3. Dando ênfase à ação, escreva estes períodos na voz passiva sintética, como no exemplo.
Exemplo: Voz ativa – O suspeito apagou as marcas de sangue.
Voz passiva analítica – As marcas de sangue foram apagadas pelo suspeito.
Voz passiva sintética – Apagaram-se as marcas de sangue.
a. VA: A professora corrigiu os exercícios em sala.
VPA:
VPS:
b. Os alunos do oitavo ano aprenderam as vozes verbais.
VPA:
VPS:

É isso aí, galerinha! Vamos estudar!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Atividade extra para 9ºD



Pessoal assim como combinado segue algumas atividades para ajudá-los na preparação para a avaliação bimestral.



Leia este texto, de Alcântara Machado:
Corinthians (2) vs Palestra (1)

Prrrrii!
- Aí, Heitor!
A bola foi parar na extrema esquerda. Melle desembestou com ela.
A arquibancada pôs-se em pé. Conteve a respiração. Suspirou:
- Aaaah!
Miquelina cravava as unhas no braço gordo da Iolanda. Em torno do trapézio verde a ânsia de vinte mi1 pessoas. De olhos ávidos. De nervos elétricos. De preto. De branco. De azul. De vermelho.
Delírio futebolístico no Parque Antártica.
Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se, caíam, contorcionavam-se, esfalfavam-se, brigavam. Por causa da bola de couro amarelo que não parava, que não parava um minuto, um segundo. Não parava.
- Neco! Neco!
Parecia um louco. Driblou. Escorregou. Driblou. Correu. Parou. Chutou.
- Gooool! Gooool!
(...)
(Novelas Paulistanas)

1. Há no texto, mais de uma voz. Uma das vozes é a do narrador, que conta a história.
a) De quem são as outras vozes que aparecem no texto?
b) De que modo elas são introduzidas no texto?

2. Observe o modo como o narrador descreve a partida no trecho que vai do 1º ao 6º parágrafo.
a) A entoação dada ao texto nesse trecho faz lembrar que tipo de narração?
b) Nos parágrafos desse trecho predomina o período simples ou o período composto?
c) Em que outro parágrafo do texto se nota o mesmo tipo de construção?

3. Observe agora o 8º parágrafo do texto.
a) Que classe gramatical predomina na primeira frase desse parágrafo? Que efeito o uso repetido de palavras dessa classe gramatical proporciona ao texto?
b) Palavras como "corriam", "pulavam", "chocavam-se", "caíam", "contorcionavam-se", "esfalfavam", "brigavam" criam imagens que associam a partida de futebol a quê?
c) Nesse período predomina o período simples ou o composto?

4. Compare estes dois fragmentos:

I - "Parecia um louco. Driblou. Escorregou. Driblou. Correu. Parou. Chutou".
II - "Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se, caíam, contorcionavam-se, esfalfavam-se, brigavam".

Leia em voz alta dois fragmentos e compare-os.
a) Que sinal de pontuação predomina em cada um? Logo, eles são formados por períodos simples ou por períodos composto?
b) Conclua: Quando o narrador emprega o período simples, o que ele valoriza mais na narração do jogo?
c) E quando ele emprega o período composto?
(Fonte: "Português: Linguagens". CEREJA e MAGALHÃES)

Atividades extras para 9ºD

Pessoal assim como combinado segue algumas atividades para ajudá-los na preparação para a avaliação bimestral.

Leia este cartum:

1. Em uma frase, cada verbo ou locução verbal corresponde a uma oração.
a) Identifique os verbos e as locuções verbais da frase dita pelo cãozinho preto.
b) Quantas orações há nessa frase?
c) Quais são as conjunções que ligam as orações dessa frase?

2. Observe agora a frase dita pelo cãozinho branco.
a) Identifique o verbo dessa frase.
b) Quantas orações há nessa frase?

3. A tira estabelece um diálogo com um filme infantil. Produzido em duas versões, uma em desenho animado, outra com atores e cães, o filme fez bastante sucesso há alguns anos.
a) Você sabe qual é o título desse filme?
b) No filme, qual era o objetivo da mulher malvada?

4. O humor da tira está no emprego ambíguo da palavra negativo.
a) Em relação à fotografia, que sentido essa palavra tem?
b) E no contexto da tira? (Fonte: "Português: Linguagens. CEREJA e MAGALHÃES)