sábado, 25 de maio de 2013

O uso da CRASE `

O estudo da CRASE (fusão, mistura) se divide em três casos:

1º CASO - Preposição + Artigo

a - Palavra feminina;
b - Regência: verbo ou nome exige preposição;
c - Semântica: sentido definido, particularizado (a/as).

2º CASO - Preposição + Pronome

a - Regência: verbo ou nome exige preposição;
b - Demonstrativos (a, aquele, aquela e variações) ou Relativos (a qual, as quais.)

3º CASO - caso fixo de crase nas locuções femininas.
Tal fato se deve à tradição gramatical, para se evitar ambiguidade:

a - Locuções adjetivas (preposição + nome) 
→ à mineira, à paisana, à Luís XV, à milanesa
b - Locuções conjuntivas (preposição + nome + que) → à medida que, à proporção que ...
c - Locuções prepositivas (preposição +nome+ de) → à força de, à luz de, à espera de, às margens de, à revelia de, à procura de, à entrada de, à vista de, à disposição de...
d - Locuções adverbiais (preposição +nome) → à noite, às seis horas, às vezes, à vista, às pressas ...

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Por que / Por quê / Porque ou Porquê?


O uso dos porquês
O uso dos porquês
O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.

Por que
O por que tem dois empregos diferenciados:

Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinidoque, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:

Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.

Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

Por quê
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.

Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.

Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)


Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Fonte: 
http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm
 Acesso em: 24/05/2013, às 13h02.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Boa noite meu povo....


Um grande professor, Carlos Wizard, dono da rede de escolas de inglês Wizard, sempre deixa essa frase como reflexão em suas palestras.
Até amanhã!!!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Onde está o professor???

Queridos esses dias estou um pouco sumido, pois estou fazendo um curso, chamado "Melhor Gestão, Melhor Ensino.
Na semana que vem irei voltar animado para que possamos colocar tudo em dia e também para que eu possa colocar em prática tudo que estou aprendendo aqui.
Estou fazendo esse curso para melhorar minha ação educativa para vocês, pois vocês merecem.
Até terça,

Professor Luiz.
Frase de uma amiga Educadora que atua em projetos
sociais e SP.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Período Composto por Coordenação



Olá meus queridos do 9º ano, boa noite...

Essa semana começamos a estudar sobre Período Composto por Coordenação.
Vimos que eles podem ser Sindéticos (caso tenha conjunção) ou Assindéticos.
Caso seja Sindético ele ainda recebe mais uma classificação de acordo com a sua função na frase, podendo ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.


Pesquisando na internet encontrei um conteúdo que está numa linguagem simples que acredito eu, possa lhes ajudar. Todos os casos apresentam exemplos que poderão lhes ajudar.

Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma oração em sua composição.
Sendo Assim:
- Eu irei  à praia. (Período Simples)
Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
- Já me decidi: só irei  à praia, se antes eu comprar um protetor solar. (Período Composto).
Cada verbo ou locução verbal sublinhada acima corresponde a uma oração. Isso implica que o primeiro exemplo é um período simples, pois tem apenas uma oração, os dois outros exemplos são períodos compostos, pois têm mais de uma oração.
Há dois tipos de relações que podem se estabelecer entre as orações de um período composto: uma relação de coordenação ou uma relação de subordinação.
Duas orações são coordenadas quando estão juntas em um mesmo período, (ou seja, em um mesmo bloco de informações, marcado pela pontuação  final), mas têm, ambas, estruturas individuais, como é o exemplo de:
Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
Podemos dizer:
1. Estou comprando um protetor solar.
2. Irei à praia.
Separando as duas, vemos que elas são independentes.
É desse tipo de período que iremos falar agora: o Período Composto por Coordenação.
Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas.
Coordenadas Assindéticas
São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas.
Coordenadas Sindéticas
Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação:
As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Vejamos exemplos de cada uma delas:
Orações Coordenadas Sindéticas Aditivase, nem, não só... mas também, não só... como, assim... como.
- Não só cantei como também dancei.
- Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.
- Comprei o protetor solar e fui à praia.
Orações Coordenadas Sindéticas Adversativasmas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.
- Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante.
- Ainda que a noite acabasse, nós continuaríamos dançando.
- Não comprei o protetor solar, mas mesmo assim fui à praia.
Orações Coordenadas Sindéticas Alternativasou... ou; ora...ora; quer...quer; seja...seja.
- Ou uso o protetor solar, ou uso o óleo bronzeador.
- Ora sei que carreira seguir, ora penso em várias carreiras diferentes.
- Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.
Orações Coordenadas Sindéticas Conclusivaslogo, portanto, por fim, por conseguinte, consequentemente.
- Passei no vestibular, portanto irei comemorar.
- Conclui o meu projeto, logo posso descansar.
- Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada.
Orações Coordenadas Sindéticas Explicativasisto é, ou seja, a saber, na verdade, pois.
- Só passei na prova porque me esforcei por muito tempo.
- Só fiquei triste por você não ter viajado comigo.
- Não fui à praia pois queria descansar durante o Domingo.

http://www.infoescola.com/portugues/oracoes-coordenadas-assindeticas-e-sindeticas/, Acesso em 15/05/2013.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sintaxe e Morfologia na internet



Atenção meus queridos...

Encontrei um site na internet que tem explicações bastante simples e claras sobre tudo  que diz respeito à SINTAXE.
Caso queiram aprofundar o conhecimento cliquem aqui.

Esse mesmo site também traz explicações valiosas e simples sobre a MORFOLOGIA.
Caso queiram aprofundar o conhecimento cliquem aqui.

Percebam que para ter uma explicação e exemplos sobre cada assunto basta clicar em cima do nome na página que lhes será aberta.


Boa noite e até a próxima aula.

Professor Luiz