segunda-feira, 29 de abril de 2013

Verbos

Olá meus queridos, boa noite...

Percebendo a dificuldade que alguns de vocês ainda apresentam com os verbos, gostaria de lhes indicar duas aulas que estão na internet e que de uma maneira bastante simples poderão ajudá-los.

  • Para ler o conteúdo da primeira, que é uma aula do professor Fábio Alves, basta clicar aqui.
  • Para a segunda, que é um vídeo também do professor Fábio Alves, clique aqui.
Não deixem de aproveitar essa oportunidade e caso tenham mais um tempinho aproveitem para ver os outros vídeos que aparecem na lista do YouTube.

Boa noite e bom descanso.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Acontecimentos da Vida


Não estás só, mesmo que assim pareça...
Como é bom quando entendemos o porque das coisas.
Nossas vidas são regradas de muitas coisas que estão sempre acontecendo, sejam boas ou não. É uma agitação só!
O interessante é que sempre ficamos pensando o que levou àquele acontecimento, por que justamente comigo, o que eu fiz para merecer. E na maioria das vezes deixamos de buscar entender e já ficamos chateados e nos excluímos do convívio social considerando que assim, fugindo, estaremos mais seguros. Seguros de que? Seguros de quem? Seguros para quem?
Se atentarmos e refletirmos sobre tudo isso em nossas vidas perceberemos que só conseguimos resolver esses problemas quando voltamos atrás e encaramos tudo de frente. Todo o tempo que nos distanciamos serve apenas para pensarmos e repensarmos nos acontecidos e decidirmos que precisamos encarar tudo pessoalmente.
Precisamos pensar em maneiras mais simples de passar pelos momentos de reclusão e fazer deles momentos de resultados positivos. Seria bom também se eles durassem não mais do que alguns minutos. Precisamos encarar nossas vidas. Elas serão como a definirmos.
Como você define sua vida? Que caminho você prefere seguir? Lembre-se, você é quem a define!!!

Luiz Vagner Lima

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Por que isso acontece?


Podemos definir o caminho que queremos...
Muitas vezes nos pegamos fazendo a seguinte pergunta: Por que isso acontece? Ou pode ser ainda pior: Por que isso acontece comigo? Hoje estive pensando sobre isso. Várias coisas me vieram à mente. Algumas pouco convincentes, outras um pouco mais. Gostaria de elencá-las aqui.
A primeira coisa que pensei é uma frase que minha sobrinha de seis anos usa com bastante frequência: "É a vida é assim"! Acho que levei isso sério demais durante muito tempo. Até porque isso só serve para nos colocar numa situação limitada ante nossos problemas e conflitos. Pensarmos que "a vida é assim" significa deixarmos a vida nos levar, como diz o samba. Com isso me indaguei para onde a vida pode me levar ou se eu quero ir para esse lugar. Cheguei à conclusão que existem vários caminhos e deixando a vida me levar talvez não chegaria a um bom lugar.
Foi quando pensei na segunda coisa que pensei. Nós podemos direcionar nossas vidas para chegarmos onde queremos e como queremos. Temos o poder de definir nossos futuros e decidir o que seremos e como seremos daqui a cinco anos.
Pensam que isso definiu meu momento de reflexão? Pior que não! Foi aí que minha saga começou. Afinal de contas ainda preciso definir onde quero estar daqui a um ano, a cinco então...
Nossas vidas precisam mais de nossa atenção. Muitas vezes perdemos nosso tempo com coisas que não são tão importantes e não merecem nosso bem mais precioso, o TEMPO.
Precisamos definir qual é a nossa vontade, definirmos nossas ações, começar a agir. Em outras palavras precisamos estabelecer METAS em nossas vidas e seguir o plano de ações que nos ajudarão a conquista do que desejamos.
As coisas acontecem conosco para que tenhamos essa oportunidade de aprender que podemos o que desejamos, desde que façamos por onde.
Então, vamos nessa! Precisamos estabelecer nossas metas e fazer a vida valer sem perca de TEMPO.

Luiz Vagner Lima

terça-feira, 23 de abril de 2013

Tecnologia na Educação


Esses dias uma amiga me pediu uma ajuda com relação a um trabalho que ela está fazendo para conclusão de seu curso de Psicopedagogia. Mesmo com meu tempo muito escasso não poderia deixar de ajudar, ainda com relação a um assunto que gosto muito.
O trabalho dela fala sobre o uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagem e ela queria dicas de como trabalhar a introdução do assunto com os educadores.
Como estávamos nos comunicando por meio da internet, gostaria de postar aqui minha resposta à ela, afinal vocês fazem parte desse trabalho que realizo.
Segue minha resposta para ela:

Olá amiga (nome mantido em sigilo),
Desculpe a demora.
Geralmente uso com os Educadores a Literatura de Ubirajara Carnevale, Tecnologia Educacional e Aprendizagem.
Esse livro explica o quanto a técnologia pode ser parceira para eles na no processo ensino-aprendizagem.
No principio muitos se recusam a usar.
Nosso trabalho deve ser de mostrar o quanto é mais prático e fácil usar tais meios.
Comece sempre com uma atividade coletiva, primeiro de demonstração dos materiais disponíveis e depois convide os professores para usarem também. Interesante nesse momento é que você lance a proposta para os que quiserem conhecer e depois pessa para aqueles que gostam mesmo que um pouco da ideia, eles irão ajudar a divulgar positivamente a ideia.
Lembre sempre que os "chatos" estão tentando encontrara alguma brecha para criticar, esteja preparada para as criticas, sempre que possivel se adiante à elas.
Se aliando aos Educadores que demonstram afeto pela ideia você conseguirá cativar os outros, mesmo que à prinicpio seja porque os outros aderiram e eles não querem ficar por fora.

Espero tê-la ajudado de alguma forma.

Um grande abraço,

Luiz Vagner Lima
Psicopedagogo Institucional.

Assim como tenho a esperança de tê-la ajudado, espero também ter ajudado um de vocês que me acompanham..
Um grande abraço.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Educação, a base de tudo...


Foto da internet
A educação em nossa região vive tempos de confusão, falta de valor e interesse vindo de todas as partes. Dizer que os professores erram em buscar seus direitos por meio de greve, que seus salários são bons, que trabalham pouco, já mostra o quanto as pessoas estão por fora da realidade de ser um Educador em nosso país.
Professores de cidades da região entraram em greve por melhores salários, professor é agredido por aluno de 14 anos em Junqueirópolis, no interior de São Paulo, professora é agredida dentro de sala de aula por um jovem drogado que entrou na escola em Glicério, outra cidade no interior do estado, são notícias das últimas 24 horas. Infelizmente não pára por aí. Um vereador de Jacareí, Vale do Paraíba, fez uma declaração que no mínimo agride toda uma classe de profissionais que se esforçaram para estar ensinando os filhos dele hoje. Esse cidadão declarou que os professores "são inúteis e que não gostam de aulas", e "que o fracasso da educação está na falta de vontade dos professores". Essa declaração foi proferida pelo Vereador Dario Bueno (DEM), mais conhecido como Dario Burro, por meio de um página pessoal na internet. (Fonte site Terra).
Triste ouvir isso de uma pessoa que foi escolhida pelo povo para representá-los, para melhorar a educação, para lutar por mais salas de aula, por mais educadores.
Isso esclarece um pouco do por que nossa educação ser tratada com descaso. Muitos de nossos políticos esquecem que para chegaram onde estão hoje tiveram um professor que os ensinou e os preparou para isso.
Erra quem pensa que o professor é a profissão que menos trabalha e que é uma fuga para quem busca menos trabalho. Quem pensa dessa maneira não sabe o que é preparar aulas para 12 turmas diferentes e em séries distintas. Não sabe o que significa apresentar resultados individuais de mais de 400 alunos. E para que tudo isso? Para ouvir um vereador dizer que professor não gosta de trabalhar. Se não fosse o amor pela profissão não teríamos educadores hoje. Todos que ainda se aventuram a dar aula só o fazem por amor, pois não se te incentivo nenhum. É comum ver professores que abandonaram a sala de aula e hoje estão em empresas visando melhores salários e maior conforto para suas famílias. A educação tem perdido bons profissionais por isso. Os professores tem recorrido a greves pois de outra maneira não são ouvidos, pelo contrário, são até ignorados.
Enquanto os educadores são forem levados a sério como uma das profissões mais importantes continuaremos vendo o Brasil nos piores índices educacionais do mundo. Ainda há muito por fazer, precisamos valorizar essa classe que é a base de todas as outras.

Luiz Vagner Rodrigues Lima

Alunos, esse texto eu fiz para a coluna de um jornal da região metropolitana de São Paulo a um tempo atrás, e vendo as diversas situações com as quais estamos deparando em sala de aula, me reservei o direito de compartilhá-lo com vocês, espero que seja de alguma valia.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A NOTA DE R$ 100,00






Um famoso palestrante Daniel Grodri, o cara é muito bom, começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.
Ele perguntou:
“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?”
Todos ergueram a mão...
Então ele disse:
“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota.
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?”
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.


Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.
As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.


Autor desconhecido

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Sonhe e realize...



Escolha seu caminho e siga rumo às realizações...
Com a chegada de 2013 nos vemos no momento de rever os resultados do ano que se passou e de definir as metas para esse novo ano que se inicia, planejá-lo e destinar energias em objetivos que lhe fortalecerão durante todo esse ano.
É nesse momento que devemos agir como crianças que se enchem de energia por sonhar e dedicar-se por um futuro que ainda está tão distante. E não como os adultos que, em função do dia-a-dia acabam esquecendo seus sonhos e os deixando de lado, pois quando percebem já é tarde demais e gaveta se tornou o endereço de muitos de seus sonhos.
Sempre falo para meus alunos que nossos sonhos podem se tornar realidade desde que os transformemos em objetivos e tracemos metas que nos guiem às conquistas." Então, tire seus sonhos da gaveta, defina objetivos olhando as várias áreas da sua vida."
Assim que os retirarmos das gavetas precisamos definir as prioridades e possibilidades para o momento e criar uma escala de realização. O que você quer e precisa que seja realizado hoje, o que pode ficar para amanhã, e depois, e depois...
Gordon B. Hinckley sempre nos ensinou a importância traçarmos metas em nossas vidas para a realização de nossos sonhos. Ele dizia que a ação, tão necessária para a realização, se dá a partir do momento em que definimos um plano, que é orientado pelas metas, podendo ser de curto, médio ou longo prazo.
Uma meta de curto prazo nos guia a tudo aquilo que podemos realizar em até 15 dias. Quando assumimos essa possibilidade nos pré dispomos a iniciar a ação o quanto antes, pois sabemos que temos um tempo limitado para cumpri-la. Já a meta de médio prazo nos mostra o que devemos fazer num período de tempo um pouco maior, geralmente de até 6 meses, e que sempre são necessárias para se alcançar o sonho, o objetivo final. As nem sempre necessárias são as metas de longo prazo, de 6 meses a um ano, podendo se estender mais. Essas são as que nos guiam ao momento final da conquista.
O importante nesse caminho é sempre seguir os prazos que você mesmo determinou e a realização do sonhos será uma consequência honrosa e prazerosa do que tanto se desejou.
Que esse seja um ano de muitas realizações e bençãos. Lembrem-se, que você é o protagonista de sua vida e que tudo será como você quiser.

Luiz Vagner Lima

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Desafiando Gigantes

Costumo usar esse vídeo com meus alunos, pois sempre precisamos superar a nós mesmos. Nunca demos tudo de nós, sempre há algo que ainda podemos despender....


sexta-feira, 5 de abril de 2013

O copo d'água

Olá pessoas dos 8ºs, boa noite...

Hoje trago-lhes um texto para ajudá-los melhor no conteúdo que estudamos hoje na sala.
Leiam e amanhã vocês me contarão o como esse texto lhes ajudou, ok?

O copo d'água


O velho mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.

"Qual é o gosto?", perguntou o Mestre.

"Ruim", disse o aprendiz.

O mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago, então o...... velho disse:

"Beba um pouco dessa água".

Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o mestre perguntou:

"Qual é o gosto?"

"Bom!" disse o rapaz.

"Você sente gosto do sal?", perguntou o mestre.

"Não", disse o jovem.

O mestre então sentou ao lado do jovem, pegou sua mão e disse:

"A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende do lugar onde a colocamos. Então quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas. Deixe de ser um copo. 

Torne-se um lago".

Projetos...

Estava aqui pensando de forma resumida tudo o que estamos estudando na Turma de Farmácia da Educa Brasil. Precisamos buscar um conteúdo relevante e desenvolver as habilidades do novo mundo. E uma figura que postei recentemente numa rede social mostra bem isso.
Segue a figura:


Para realizarmos algo, termos os resultados desejados em nossa vida pessoal, e até mesmo na social, precisamos ter nossas vidas regradas em objetivos que só são alcançados por meio de projetos bem claros e simples que possam nortear nossas ações. Vamos analisar cada tópico da figura:

Ter questionamentos abertos

Sempre que abrirmos nossas mentes para entender algo ou até mesmo para questionar o funcionamento de um processo, colocamos nosso cérebro em atividade para descobrir o novo. E se realmente abrirmos nossas mentes, esse aprendizado será real e consistente.

Ter espírito de exploração

Não basta um conhecimento superficial da atividade a ser realizada, sempre precisamos ir além, sempre há algo para se fazer. Se tivermos o espírito de exploração, não vamos nos contentar com o pouco, vamos sempre buscar andar a segunda milha.

Criar a necessidade de saber

Depois que questionamos e começamos a explorar é consequência querer saber mais sobre.

Dar oportunidade de voz e escolha

Quando passamos a saber esse novo precisamos entender que temos a oportunidade de escolher, por ele ou pelo antigo. O importante é saber que qualquer que seja essa escolha nos trará consequências futuras.

Incluir processos de revisão e reflexão

Exatamente pelas consequências que nos virão é que precisamos de um momento de retirada para revisar nossas ações e refletir sobre seu fundamento em nossa prática profissional.

Apresentar para o público

Questionar, explorar, procurar o novo saber, escolher, revisar e refletir é o processo que nos leva à prática. Apresentar para o público essa nossa novidade, algo que poderá somar às ações comuns é momento de libertação. O momento em que faremos a diferença e seremos visto por isso.

Esse processo deve ser constante e contínuo em nossa vida profissional. Não tenha medo das mudanças, elas são necessárias. O mercado de trabalho busca por profissionais que não tenham medo do NOVO. Busque isso para você.
Tenha CHA- C onhecimento H abilidade A titude.
Seja o profissional que as empresas procuram e que você deseja!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

"Técnicas de Leitura: Skimming e Scanning"


"Técnicas de Leitura: Skimming e Scanning"

Existem diferentes estilos de leituras para diferentes situações. Páginas na internet, romances, livros textos, manuais, revistas, jornais e correspondência são alguns dos itens lidos por pessoas todos os dias. Leitores eficientes e efetivos aprendem a usar muitos estilos de leitura para diferentes propósitos. Por exemplo, você pode ler por prazer, para obter informações ou para completar uma tarefa. A técnica escolhida irá depender do objetivo da leitura. Scanning, skimming, e leituras críticas são diferentes estilos de leituras. Se você está procurando por informação, deve-se usar scanning para uma palavra específica. Se você está explorando ou revendo um documento deve-se usar a skimming.

A compreensão do texto lido depende: da capacidade do leitor em relacionar idéias, estabelecer referências, fazer inferências ou deduções lógicas, identificar palavras que sinalizam idéias, além da percepção de elementos que colaborem na compreensão de palavras, como os prefixos e sufixos e não simplesmente, como muitos acreditam, o conhecimento de vocabulário, ou seja, só o conhecimento de vocabulário é insuficiente para compreender um texto. Como a leitura é um processo, para ler de forma mais ativa, rápida e, desse modo, mais efetiva, procure:
» quebrar o hábito de ler palavra por palavra;
» usar seu prévio conhecimento sobre o assunto;
» dominar as estratégias que fortalecerão este processo;
» prestar atenção ao contexto em que o texto está colocado;
» fortalecer as estruturas gramaticais que sustentam a formulação das idéias apresentadas.


Prevendo o conteúdo de um texto
É a primeira coisa a fazer antes de começar a leitura do texto. É possível, muitas vezes, antecipar ou prever o conteúdo de um texto, através do título, de um subtítulo, gráfico ou figura incluídos. O título, quando bem escolhido, identifica o assunto do texto.
Técnica de leitura – Scanning
(habilidade de leitura em alta velocidade)
É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. É uma rápida visualização do texto como um scanner faz quando, rapidamente, lê a informação contida naquele espaço. Scanning envolve mover os olhos de cima para baixo na página, procurando palavras chaves, frases especificas ou idéias. Ao realizar o scanning procure verificar se o autor fez uso de organizadores no texto, como: números, letras, passos ou as palavras primeiro, segundo, próximas. Procure por palavras em negrito, itálico, tamanhos de fontes ou cores diferentes. O processo de scanning é muito útil para encontrar informações específicas de, por exemplo, um número de telefone numa lista, uma palavra num dicionário, uma data de nascimento, ou de falecimento numa biografia, um endereço ou a fonte para a resposta de uma determinada pergunta sua. Após “escanear” o documento, você deve usar a técnica de skimming.
Técnica de leitura – Skimming
O processo de skimming permite ao leitor identificar rapidamente a idéia principal ou o sentido geral do texto. O uso do skimming é frequente quando a pessoa tem muito material para ler em pouco tempo. Geralmente a leitura no skimming é realizada com a velocidade de três a quatro vezes maior que a leitura normal. Diferentemente do scanning, skimming é mais abrangente; exige conhecimento de organização de texto, a percepção de dicas de vocabulário, habilidade para inferir idéias e outras habilidades de leitura mais avançadas.
Existem muitas estratégias que podem ser usadas ao realizar o skimming. Algumas pessoas lêem o primeiro e o último parágrafo usando títulos, sumários e outros organizadores na medida que lêem a página ou a tela do monitor. Você pode ler o titulo, subtítulo, cabeçalhos, e ilustrações. Considere ler somente a primeira sentença de cada parágrafo. Esta técnica é útil quando você está procurando uma informação especifica em vez de ler para compreender. Skimming funciona bem para achar datas, nomes, lugares e para revisar figuras e tabelas. Use skimming para encontrar a idéia principal do texto e ver se um artigo pode ser de interesse em sua pesquisa.
*
Muitas pessoas consideram scanning e skimming como técnicas de pesquisa do que estratégias de leitura. Entretanto, quando é necessário ler um grande volume de informação, elas são muito práticas, como exemplo durante a procura de uma informação específica, de dicas, ou ao revisar informações. Assim, scanning e skimming auxiliam-no na definição de material que será lido ou descartado.
Fonte: http://www.galaor.com.br/tecnicas-de-leitura/ Acesso: 04/04/2013 às 21h16

Boas vindas....

Olá alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.
Preparei esse Blog para que seja um local de buscas e trocas de informações e conteúdos extras para estudo e aperfeiçoamento, tanto para as aulas de português quanto para as aulas de inglês.
Espero que aproveitem esse espaço o máximo que puderem. E sempre que tiverem ideias ou encontrarem alguma atividade interessante podem me avisar que a gente posta aqui, para que todos possam aprender junto conosco.
Um grande abraço e ótima atividade!!!

Professor Luiz Vagner